Qual o presente do Dia das Crianças? SUSTOS!

18:53 C. 0 Comments

Eu quase comecei este post com "Outubro é 10", mas acho que o público nerd literário não merece uma piadinha tão ruim assim, logo de cara. O fato é que o mês é repleto de datas interessantes: Dia das Crianças, Dia do Professor e Halloween. Pensando nessas comemorações, acabei lembrando de uma pessoinha importante na literatura brasileira:


Stella Carr <3 (desculpa, não sei escrever o nome sem um coraçãozinho em seguida)


Stella, mulher inspiradora, nasceu no Rio de Janeiro em 1932 e escrevia para adultos. Um belo dia, seus filhos estavam às voltas com um volumão de José Alencar para ser usado como trabalho de colégio. OK, o cara é legal, mas... crianças gostam mesmo de ler isso? Foi aí que ela começou a escrever livros infantojuvenis de um jeito divertido e que, segundo ela, "dignos de receber a marca de 'Literatura Juvenil'". E sabe o que ela mais gostava de colocar em suas histórias? UM MONTE DE SUSTOS. A indicação, então (para um possível presente pra crianças, professores ou talvez uma inspiração para o Dia das Bruxas), é de livros dela.

O primeiro que posso pensar é Cuidado, Não Olhe Pra Trás!, de 1992.


Foi um dos primeiros livros de terror que li, lá pelos meus 12 anos. E, olha, mudou a minha vida. Ele conta a história de Caruncho, garoto que se muda com a família para um prédio que tinha ~aquela~ aura maligna. Os moradores guardavam segredos profundos e um dos andares era terminantemente proibido.
Entre aparições assustadoras, um bocado de suspense e folhas de um diário secretíssimo, a gente descobre o que tem de tão bom com o que não é tão bom assim.

O Monstro do Morumbi (1985)


Ah, não, não é a história do serial killer dos anos 1960-70, relaxa. Na verdade, este aqui é pra quem prefere dormir à noite. Bom, há uns mistérios seriíssimos no livro, também, mas os sustinhos são misturados com as pasteladas dos heróis da história, Cherloque Rolmes e Severino-Uótis. Sim, eu não escrevi errado e sim, eles vão juntos investigar um monstro maldito em uma mansão no Morumbi.

E os incríveis e maravilhosos... IRMÃOS ENCRENCA!


De 1977 a 1986, Stella Carr <3 publicou nove livros em uma série com os irmãos Marco, Eloís e Isabel, os Irmãos Encrenca. O começo de tudo é com O Caso da Estranha Fotografia, quando o trio está de férias na praia e, por causa de uma coincidência, se metem numa investigação (própria, porque eles são desses) de assassinatos. Toda a série transborda de mistérios e reviravoltas com roubos milionários, tráfico, espionagem e... já falei que os livros assustam de tão bons? Eu mesma não pude dormir direito com O Fantástico Homem do Metrô, uma história que envolve sociedades secretas, mortes estranhas e conspirações. E ratos causando cenas dignas de Stephen King (ok, talvez não tanto, mas é apavorante se você não gosta de roedores).



É sempre bom se envolver com o medo. É sempre importante ler livros nacionais. É sempre indispensável ler as mulheres brasileiras.
Vai lá ler Stella Carr, gente. Vai lá!

0 comentários: