Criatividade: Industria criativa e o case do Mundo Bita

08:25 Aline Santana 0 Comments

E aí, você conhece o Mundo Bita?

Mais uma vez, estou aqui pra falar de algo que não falo normalmente, mas é algo que achei interessantíssimo. Este foi mais um material produzido na Campus Party Recife, e eu espero sinceramente que gostem o tanto quanto eu gostei de escrever.




Tudo começou pelo interesse em decorar o quarto da sua primeira filha, o Pernambucano Chaps Melo, criador do boneco Bita não sabia qual rumo essa decoração tomaria, nem que a partir dali um grande sucesso estaria para nascer.

O Mundo Bita, foi assinado pela Mr. Plot empresa da qual Chaps é co-fundador em 2011. Através da mente de Chaps, tendo em vista o boom da tecnologia móvel e o grande sucesso de aplicativos para tablets, porém nós sabemos, rentabilizar através de aplicativos não é fácil e por isso o mercado não foi favorável para a Mr. Plot naquele ano. Em 2011 eles produziram 10 aplicativos em inglês e português, ainda assim, eles conseguiram zero reais de lucro! Era uma situação bem difícil naquele momento, contudo, se você acha que isso faria com que a Mr. Plot desistisse, é aí que você se engana!

Em 2013, os rapazes da Mr. Plot decidiram arriscar mais uma empreitada, desta vez, investindo em audiovisual, porque, até então o Mundo Bita como aplicativo não estava sendo rentável, e ali morava o sucesso, eles conseguiram um contrato com a Sony Music e com a Discovery Kids, e foi assim que o Mundo Bita alavancou-se! O sucesso foi tão grande que a franquia ganhou parceiros de peso, se consolidou e continua sendo sucesso até hoje.

Também, pudera, não é mesmo? Os bonecos são feitos tão pensados em cada detalhe, sinceramente, me emocionou ver tudo aquilo tão bem feito, tão perfeito, afinal, muitas vezes vemos apenas o resultado final e não sabemos o quanto cada criador, desenhista/designer e programador trabalhou duro, tudo para oferecer o melhor para nossas crianças ~Pedagoga Feelings~. Os campuseiros que estiveram lá, puderam sentir o mesmo que eu, pois, ficaram por dentro da produção desde o início quando tudo ainda é brainstorming, até o resultado final que é o que tanto nossas crianças (e adultos também) amam.



E sabe o melhor de tudo isso? Todo o desenho com exceção da dublagem é produzido aqui mesmo em Pernambuco! Chaps explicou que a dublagem só não é feita aqui também, porque o sotaque é uma característica bastante marcante dos nordestinos, para não correr o risco de preconceitos acerca d’ O Mundo Bita, a Mr. Plot decidiu investir em dublagem fora do estado extinguindo assim o que poderia ser um ponto negativo (os caras tem visão!), por isso o sucesso só aumenta! (Os números não me deixam mentir, afinal, qualquer pessoa pode passar lá no YouTube não é verdade?!)


Pra quem não acredita, nordestino é mesmo arretado! Chaps e Mundo Bita não me deixam mentir, eles são exemplo de que quando temos um objetivo, mesmo que precisemos ir à outro planeta para alcança-lo, o faremos e voltaremos felizes e com a cartola sobre nossas cabeças!

Bom pessoal, o Mundo Bita é uma prova de que criatividade e ação andando juntas super dá certo, e que persistência, quando se tem um objetivo é a chave para o sucesso.
Este não foi apenas mais um texto informativo, esse texto também me fez pensar.

Fico feliz em poder dividir com vocês!
Abraço da Nerd! <3

ps: se ainda não nos segue, tá perdendo tempo por que?
Facebook || Twitter || Instagram

0 comentários: