Devaneios sobre The Handmaid's Tale e adaptações

10:03 Unknown 0 Comments

No post anterior comentei sobre minha experiência lendo O Conto da Aia. E, apesar de não ter alguma noção técnica de produção, hoje enfatizo que a série me surpreendeu ainda mais que o livro. Assisti logo depois de lê-lo e minhas expectativas foram supridas e até superadas. Não tenho conhecimentos técnicos suficientes para avaliar a produção, no entanto, estou falando como uma leitora que se emocionou com a história e muito mais com a adaptação.

Certa vez li em um livro de crítica literária no qual o autor comentava sobre as novas demandas que leitores assíduos produziam. Uma delas era a necessidade de adaptação de suas obras preferidas, e que isso poderia ser atribuído à falta de imaginação e ao consumismo que nos impulsiona a buscar novas formas de consumo desenfreado. Na época essa afirmação, de forma integral, fazia sentido. Porém, apenas parte dela me toca hoje em dia.

Não podemos negar toda a relação que a cultura pop tem com o capitalismo e com o consumismo desenfreado. Mas acredito que o acesso às obras e suas diferentes formas de manifestção, também é válido e engrandecedor.

Enfim, voltando à série: a impressão que tenho é que a fotografia se mostrava em si mesma bem melancólica, ou seja, o propósito da série era demonstrar todo o sofrimento reprimido por aquelas mulheres que eram vistas como simples objetos. A narração de Offred é algo que nos rasga de angústia e aflição. Em muitos momentos sentia vontade de gritar para aliviar a tensão contida na aia. Isso porque os pensamentos da narradora nos faziam adentrar em sua cabeça e praticamente sentir o que ela sentia.

O mais bacana foram as discussões suscitadas pela obra. Penso que o acesso à filmes, livros, séries, deveriam ser mais democratizados e essas discussões teriam ainda mais diferentes interpretações. Afinal quanto mais discutirmos sobre o que lemos ou assistimos mais sentido essas obras farão em nosso cotidiano.

Mas e vocês, já assistiram? O que acharam?



0 comentários: